11 abril, 2009

WW II - Donald Duck - Der Fuehrer's Face



Der Füehrer's Face (Português: A face do Füehrer) é um curta-metragem de animação produzido pelos Estúdios Disney em 1942 e protagonizado pelo Pato Donald. É também o nome de uma canção de Oliver Wallace presente neste mesmo curta.
O curta, de orientação anti-nazista, foi dirigido por Jack Kinney e originalmente lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 1 de janeiro de 1943 pela RKO Pictures. Venceu o Oscar de melhor curta de animação e foi eleito o vigésimo segundo melhor curta de animação da história do cinema estadunidense de acordo com o livro The 50 Greatest Cartoons de Jerry Beck.

Curiosidades
A frase "Heil Hitler" é dita trinta e três vezes e meia no curta. No final do filme, quando Donald acorda do pesadelo, está prestes a dizê-la, mas se interrompe quando percebe que tudo foi um sonho e que está nos EUA.
Nas cenas em que Donald está trabalhando, não é mostrado nenhum outro empregado na fábrica; provavelmente porque Donald deve ser o único morador da cidade.
O título do desenho era para ser Pato Donald na Terra dos Nutzi. "Nutzi" é uma brincadeira com as palaras nutts (louco) e nazi (nazista).
Em 18 de maio de 2004, foi re-lançado pela Disney em DVD na coleção Disney Treasures: On The Front Lines. Foi a primeira vez, desde 1943, que a Disney relança o polêmico desenho.

Fonte: http://www.2guerra.com.br/

0 comentários:

WW II - Zona de Guerra