17 abril, 2009

WW II - Tarawa Veterano: Dale Luton

  Clique na Imagem para Ampliá-la.

 
"Você não podia ir a lado nenhum sem o reforço. "Dale Luton de Tulsa lembra da batalha em Tarawa.

Luton entrou para os Marines, em 1941. Ele tinha planejado a mobilização para a Marinha, mas sua mãe não queria que ele entrasse para a Marinha, ele se tornou um Marine. Luton a uma semana antes de completar a sua 7 semana de treinamento em San Diego, quando os japoneses atacaram Pearl Harbor. Ele não sabia muito sobre Pearl Harbor antes do ataque, mas ele sabia que a guerra viria. Ele tinha 17 anos.

Luton dirigiu caminhões a gasolina em Samoa, onde teve queimaduras, quando, devido a um acidente com gasolina derramada sobre a areia (em vez de querosene) e metal quente debaixo acendeu a gasolina, provocando um incêndio. Ele voltou para sua unidade após 21 dias no hospital, voltou a linha da frente em Guadalcanal. As condições eram terríveis lá.

Sobre o atol de Tarawa, Luton viu alguns dos combates mais ferozes da guerra. "Tarawa foi uma batalha de 72 horas", disse ele. Duas milhas de comprimento e 800 metros de largura, no local mais amplo. Foi uma batalha de 72 horas, e quando chegamos de volta a bordo do navio, havia 1026 marines mortos e 3.000 feridos, e tivemos a morte de mais de 3.000 japonês.

Betty and Dale Luton in 1944.

Betty e Dale Luton em 2006.

Dale Luton, esquerda, carregando uma maca com um morto em Saipan em 1944. Luton faleceu em 22 de outubro de 2007.

Sr. Luton explicou que ele era provavelmente o único condutor de ambulância retratado na foto que sobreviveu à guerra. Os outros, que ele acreditava estarem vivos, foram mortos em um ataque japonês logo após a foto ser tirada em Saipan em 1944. Sr. Luton retornou para Tulsa ao final da guerra, se casou e iniciou a sua carreira com o Corpo de Bombeiros Tulsa, no início de 1946. Ele passou 32 anos no corpo de bombeiros antes de aposentar em 1978.

0 comentários:

WW II - Zona de Guerra