24 maio, 2009

Nose Art na Segunda Guerra

Pin-up_1

 Pin--Ups

Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes.

Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante. Tais fotos apareciam freqüentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.

post12      runci12

driben21      RoB_Stamp-Anabel, May 2000

post6 Yvonne, June 2006

Nose Art

Na Primeira Grande Guerra, os pilotos já pintavam em seus aviões com alguns temas, mas foi na Segunda Guerra e na Guerra da Coréia, que tal pintura, foi aplicada nos narizes dos aviões. Geralmente, as personagens eram aquelas desenhadas por Alberto Vargas e George Petty e publicadas na revista Esquire. Geralmente as pin-ups eram colocadas nos "bombers". Esta prática, é chamada de "nose art". Há várias referências sobre estas "flying ladies", em livros e manuais. Estas flying ladies, foram depois reproduzidas em várias ações publicitárias, calendários e baralhos. Havia um oficial que aprovava estes desenhos nos aviões, estes aviões eram chamados de Bomber Girls.

olsen-hal-frame 

O mecânico Hal Olsen, foi o cara que mais pintou aviões na Segunda Grande Guerra em Tinian Island, no Pacífico. ele pintou mais de 100 aviões, e cobrava algo como US$ 50,00.

 

 

 Bomber Girls

1

doc_2

dar_dian

ap_prin2

WPAFM166web

b29-nip-on-nees-500

queenie1

DSC_0070web

1 comentários:

junia disse...

MARAVILHOSA essa postagem sobre Pin-Ups!!!
Lindas imagens parabens!!!

WW II - Zona de Guerra