07 maio, 2009

Vassili Zaitsev a Lenda (Snipers)

VasiliZaitsev

Nome em Russo: Василий Григорьевич Зайцев
Nascimento: 23 de Março de 1915 Eliniski, Rússia
Falecimento: 15 de Dezembro de 1991
Nacionalidade: Russo
Patente: Soldado

Vassili Grigoryevich Zaitsev (1915 –1991) foi um soldado russo, notabilizado como franco-atirador durante a Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, com um total de 242 soldados e oficiais alemães mortos durante o conflito.

Zaitsev era neto de caçador e aprendeu a atirar ainda criança, caçando em Eliniski, sua terra natal junto aos Montes Urais, onde vivia como pastor.

Inicialmente foi incorporado na infantaria da marinha e chegou a Stalingrado em 20 de Setembro de1942, com a 284ª Divisão de Fuzileiros. Brevemente foi erguido à categoria de herói nacional, pois os franco-atiradores eram então muito estimulados pelo general Vassili Chuikov, comandante do 62ºExército, encarregado da defesa da cidade contra os ataques do 6º Exército alemão.

Ele fixava uma mira Mosin-Nagant a um rifle antitanque de 20mm, que facilmente penetrava os capacetes dos alemães, causando dezenas de mortes por tiros certeiros na cabeça.

Os números divulgados pelos soviéticos naquela época apontam estimativas de que mais de mil alemães foram mortos por franco-atiradores durante a Batalha de Stalingrado, sendo anunciado que Zaitsev fora responsável por 225 dessas mortes (232 e 242 em outras fontes). Ao fim da guerra, este número subiria para cerca de 468, antes de Zaitsev ser cegado pela explosão de uma mina. Ele também atuou como instrutor de franco-atiradores do exército soviético.

Após seus serviços prestados na Segunda Guerra Mundial, ele saiu do exército e foi trabalhar em uma fábrica, o que era o seu sonho. Ele faleceu a 15 de Dezembro de 1991, aos 76 anos, na cidade deKiev, Ucrânia.

Títulos e Ordenações

  • Título de Herói da União Soviética (22 de Fevereiro de 1943).
  • Ordem de Lenin
  • Título de "Cidadão Honorário da Heróica Cidade de Volgogrado" (7 de Maio de 1980).
  • 2 Ordens da Faixa Vermelha
  • Ordem do Grande Patriota, primeira classe
  • Várias medalhas
  • Atualmente, em Volgogrado (antiga Stalingrado), há um monumento em sua homenagem.
  • Zaitsev teve sua vida retratada no filme Círculo de Fogo/Inimigo às Portas, em que foi representado pelo ator britânico Jude Law.

Fotos

vasiliyzaitsev039jt_thumb[25]

A124925_thumb[13]

 vasiliyzaitsev010kt_thumb[14] 

vasiliyzaitsev024uh_thumb[29][10]

Vídeos

Senhor Vassili antes da sua morte

 

 O duélo

Funeral  de  Vassili Grigoryevich Zaitsev

1 comentários:

Daniel Paradinha disse...

Falta saber muita coisa sobre a história deste heroi.. mas surpreende :)

WW II - Zona de Guerra