30 setembro, 2009

Erich Hartmann - Demônio Negro

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Nome: Erich Hartmann
Apelido: Demônio Negro
Nascimento: 19 de Abril de 1922  Weissach, Württemberg
Morte: 20 de Setembro de 1993 Weil im Schönbuch
Nacionalidade: alemão 
Patente: Major
Cargo: Kommandeur da Jagdgeschwader 52,
Jagdgeschwader 53

Erich Alfred "Bubi" Hartmann (Weissach, Württemberg, 19 de Abril de 1922Weil im Schönbuch, 20 de Setembro de 1993) foi um aviador alemão, alcunhado o “cavaleiro loiro” da Alemanha, por seus compatriotas e de “demônio negro” por seus inimigos, considerado um dos maiores pilotos da história do combate aéreo.

Afirmou ter abatido 352 aviões inimigos (345 da força aérea soviética e sete da força aérea americana, sendo 260 aeronaves de combate).

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto serviu na Luftwaffe, cumpriu 1.404 missões e entrou em combate aéreo 825 vezes. Hartmann foi obrigado a realizar catorze pousos forçados devido a avarias.

Início

Hartmann passou a maior parte de sua infância no Extremo Oriente. Seu pai Alfred Hartmann, era médico e trabalhava na China. A mudança da família para aquele país foi motivada pela crise econômica que acometeu a Alemanha após a I Guerra Mundial. Devido à Guerra civil chinesa sua famíla retornou para a Alemanha em 1928. Como muitos outros jovens, ingressou no programa de treinamento para pilotagem de planadores da Luftwaffe.

Sua mãe, Elisabeth Wilhelmine Machtholf, que foi uma das primeiras mulheres a pilotar um planador, foi quem o ensinou a pilotar. Obteve a sua licença de piloto em 1939, e começou a instrução na Luftkriegsschule II em fins de 1940.

Piloto

Em 1941, Hartmann concluiu seu treinamento e em 1942 é designado para a unidade Jagdgeschwader 52 (JG 52). O JG 52 postado no front oriental na União Soviética e equipado com o Messerschmitt Bf-109G

JG52-Emblem copy Emblema do JG 52

O Difícil Começo

O comandante do III./JG 52, Major Hubertus von Bonin, pôs Hartmann sob o comando do experiente Alfred Grislawski. Depois que alguns dias de vôos práticos, Grislawski admitiu que embora Hartmann tivesse muito a aprender a respeito das táticas de combate, era um piloto talentoso.

Hartmann passou a servir no 7./JG 52 como ala para Walter Krupinski, que tornou-se a seu mentor e amigo. Em suas primeiras missões teve pessimas atuações. Em seu primeiro confronto quase abateu por engano seu companheiro Edmund Rossmann. Por conta de suas más atuações, Hartmann quase transferiu-se para a infantaria.

As Primeiras Vitórias

Em 5 de novembro de 1942, em sua 19º missão obteve sua primeira vitória (abateu um Ilyushin IL-2 Sturmovik soviético). Até o fim do ano tinha contabilizado somente mais uma vitória. Tirou proveito das graves deficiências da força aérea soviética para tornar-se o maior ás da aviação de todos os tempos.

Captura e Fuga

Em 20 de Agosto de 1943, após seu avião ser danificado por destroços de uma aeronave inimiga que acabara de abater, foi obrigado a fazer um pouso forçado atrás das linhas soviéticas.

Encontrado por soldados russos, não tentou a fuga o que significaria a morte. Ao invés disso, fingiu que estava ferido. Como foi reconhecido pelos russos e, como existia uma recompensa de 10.000 Rublos a quem o capturasse (vivo ou morto), seus captores decidiram deixa-lo vivo. Enganou os médicos (sendo filho de um médico, sabia simular que estava ferido e com dores). No dia seguinte foi transferido para um hospital. Stukas da Luftwaffe possivelmente comandados por Hans-Ulrich Rudel atacaram o comboio que o transportava. Aproveitando-se da confusão ele consegue fugir e no dia seguinte retornar para as linhas alemãs. Ao retornar, um sentinela alemão confundiu-o com o inimigo e atirou contra ele. A bala atingiu suas calças e ele não se feriu.

Táticas de combate

Erich Hartmann só atacava quando tinha certeza que a situação estava inteiramente a seu favor. Era muito rápido para avaliar uma situação de combate e um excelente atirador. Só atacava de surpresa e gostava de atirar à queima-roupa (às vezes a menos de 50 metros de distância) o que eliminava a possibilidade de o inimigo escapar e destruía completamente as aeronaves inimigas. Seu avião sofreu avarias diversas vezes. Por atirar tão próximo diversas vezes seu avião foi atingido por destroços dos aviões inimigos. Considerava o combate aéreo tradicional com manobras e troca de tiros entre os pilotos (dogfight em inglês ou Kurvenkampf em alemão) inútil e um desperdício de combustível e munição. Eis como ele próprio descreveu suas táticas:

Cquote1.svg "Eu nunca dei muita atenção ao combate aéreo. Eu nunca combateria os russos em um dogfight. Surpresa era minha tática. Suba o máximo que puder, e se possível, ataque pelo Sol ... noventa por cento de meus ataques foram ataques de surpresa. Se obtivesse sucesso, daria um tempo e observaria a área de novo. "

" Encontrar o inimigo depende apenas de se estar onde a ação está acontecendo e numa boa percepção visual da área. As estações de terra nos chamam pelo rádio e dão a posição dos inimigos utilizando um sistema de coordenadas de nossos mapas. Assim podemos procurar na direção correta e escolher a melhor altitude para o ataque. Se o céu estiver encoberto, prefiro atacar com toda a potência, por baixo e do lado do Sol, porque assim você pode vislumbra o inimigo de muito longe contra a nuvem branca. Quem vê o outro primeiro tem 50% de chance de obter a vitória. "

" A segunda parte de minha tática é o ponto de tomada de decisão. Isto é, você vê o inimigo e ataca imediatamente, ou espera obter uma melhor vantagem ou manobra na tentativa de obter uma melhor posição ou finalmente decide não atacar. Por exemplo, se você tem que atacar o inimigo contra o Sol, se você não tem vantagem da altitude, se o inimigo esta voando fora das nuvens, mantenha-o sob controle longe o suficiente de modo que você possa modificar sua posição relativa ao Sol ou às nuvens, e mergulhe para trocar altitude por velocidade. Só então ataque. Não importa se é uma aeronave solitária ou um grupo de aeronaves em formação. O importante é destruir a aeronave inimiga. Manobre rápida e agressivamente, atire de perto, o mais perto possível, de modo a garantir que seus obuses atingiram o inimigo, sem desperdiçar munição. Eu falo a meus comandados: Só atire quando a aeronave inimiga preencher toda a sua visão " !

" Finalmente, abandone a área. Se você atirar e sair, pense em sobreviver. Observe sempre ás "seis horas". Livre-se dos potenciais atacantes, ou descubra um novo ponto para reengajar no combate, mas só o faça de novo se você tiver alguma vantagem"Cquote2.svg

Rendição

No dia da vitória o comandante do JG 52, Hermann Graf, recebeu ordens de render-se aos ingleses em Dortmund.

Neste momento seu esquadrão estava baseado na Alta Silésia. Os familiares dos pilotos encontravam-se na base.

Os pilotos temiam que caso se rendessem aos ingleses, suas famílias seriam feitas prisioneiras pelos russos. Então decidiram desobedecer esta ordem. Dirigiram-se com seus aviões para a Tchecoslováquia e em Pisek entregaram-se ao exército americano. Mas no dia 25 de Maio os americanos entregaram Erich Hartmann e todo o JG 52 para as forças russas

Seus Aviões

Durante toda a guerra Erich Hartmann só lutou em caças Messerschmitt Bf 109G. Utilizou os modelos G4, G6, G10 e G14, sendo que este último foi o seu favorito.

Em 1944 e 1945 (mês de Março) recebeu treinamento para pilotar o primeiro caça a jato da história a entrar em combate: o Messerschmitt Me 262, mas nunca combateu pilotando esta aeronave.

Messerschmitt Me 262

Condecorações

  • Cruz Germânica em Ouro ( Setembro de 1943)
  • Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (29 de Outubro de 1943)
  • Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro (das mãos de Adolf Hitler) (2 de Março de 1944 nº420)
  • Espadas da Cruz de Cavaleiro (4 de Julho de 1944 nº75)
  • Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes dada em 25 de Agosto de 1944 por Hitler, nº 18.

Promoções

  • 01.07.1944 - Oberleutnant
  • 01.09.1944 - Hauptmann
  • 08.05.1945 - Major

Unidades

Fatos curiosos

  • Todos os aviões de seu esquadrão tinham o desenho de um coração atravessado por uma flecha.
  • Seu codinome para comunicação de rádio era Karaya One ou coração doce 1.
  • Os soviéticos apelidaram-no de Cherniye Chort (demônio negro)
  • Erich Hartmann pintou uma tulipa negra em seu caça o que lhe valeu o apelido de demônio negro dado pelos soviéticos e no coração lia-se "Ushi" apelido de sua namorada Úrsula quem casou-se em 9 de Setembro de 1944.
  • Teve que apagar o desenho da tulipa pois os pilotos russos reconheciam seu avião através dele e evitavam o combate.
  • Seu companheiro Walter Krupinski apelidou-o "Bubi" (garoto), pois aos 20 anos de idade aparentava ser mais jovem.

1 comentários:

crazyangel disse...

O cara foi uma lenda viva do horror para os inimigos.
Obrigada por ter add o banner do Cripta aqui.
Beijo e bom final de semana!

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