30 setembro, 2009

Messerschmitt Bf 109

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 Messerschmitt Bf 109 também conhecido como Me 109 - foi um Avião de Caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronaves mais produzidas na história.

Havia demanda por um moderno avião de caça para a Força Aérea (Luftwaffe) que se desenvolvia em segredo. Sua construção teve início em 1934 sob a direção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de Aviões (Bayerischen Flugzeugwerken - daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha.

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O primeiro vôo aconteceu em maio de 1935, o Bf 109 foi posto a prova pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola. De 1937 até a Segunda Guerra Mundial, todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permanentes melhorias até o fim da guerra.

Seu criador Willy Messerschmitt durante a guerra se separou da empresa original e fundou a própria (com a sigla da empresa sendo Me), por isso existem aqueles que defendem que a partir das versões "F" em diante tenham que ser chamadas de Me 109, embora este apelido nunca tenha sido oficial.

Também outras numerosas forças aéreas adquiriram aviões deste modelo, por exemplo, Finlândia, Croácia, Romênia, Hungria e Suíça e ironicamente, o principal caça da Alemanha Nazista também serviu depois da guerra, outras forças aéreas como a Força Aérea Israelense nas primeiras guerras contra os árabes. O Bf 109 serviu também, além de sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça noturno e aeronave de reconhecimento.

Foi um avião muito bem sucedido, alvo de críticas e também de admiração e respeito, pilotado por alguns dos maiores ases da Alemanha como Erich Hartmann, o demônio negro da Ucrânia 352 vitórias, Werner Mölders 115 vitórias.

Hans Joachim Marseille, a estrela da África, 158 vitórias, 154 eram caças britânicos.

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                  Erich Hartmann                                          Hans Joachim Marseille

Os pilotos da Luftwaffe reclamavam de seu cockpit muito apertado, tornando voar no BF 109 claustrofóbico, mas alguns pilotos diziam que isso era uma vantagem, já que ao entrar no aparelho a única coisa que se vinha a mente era derrubar inimigos. Também era crônico o problema de aterrisagem do Me-109 devido ao pequeno espaço entre os dois trens de pouso, o que o fez difícil de decolar e pousar, causando muitos acidentes. Mesmo assim o caça foi a espinha dorsal da Luftwaffe na II Guerra Mundial, e ainda lutou em vários conflitos após a guerra sendo construído pela AVIA da Tchecoslováquia e grande números destes foram utilizados por árabes e israelenses nos diversos conflitos iniciais no oriente médio.

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Cockpit  Messerschmitt Bf 109

Descrição

  1. Fabricante: Messerschmitt AG
  2. Primeiro vôo: Setembro de 1935
  3. Entrada em serviço: 28 de Dezembro de 1936
  4. Missão: Caça
  5. Tripulação: 1
  6. Dimensões
  7. Comprimento: 9,02 m
  8. Envergadura: 9,92 m
  9. Altura: 3,40 m
  10. Área (asas): 16,05 m²
  11. Peso
  12. Tara 2 670 kg
  13. Peso bruto máximo: 3 150 kg
  14. Propulsão
  15. Motores: 1x Daimler-Benz DB 605AM
  16. Força (por motor): 1 800 kN
  17. Performance
  18. Velocidade  máxima: 621 km/h (Mach: )
  19. Alcance bélico: 720 km
  20. Teto: máximo: 11 750 m
  21. Armamento
  22. Metralhadoras: 2x MG 131 de 13mm
  23. um canhão automático MK 108 de 30mm

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