07 outubro, 2009

Douglas C-47 Skytrain/Dakota

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O Douglas C-47 Skytrain ou Dakota é uma aeronave de transporte   militar desenvolvida a partir do Douglas DC-3. Foi amplamente utilizada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, e sem mantém em operação até hoje com poucas unidades remanescentes.

Durante a II Guerra Mundial, as forças armadas de muitos países utilizaram a C-47 e DC-3 modificados para o transporte de tropas, cargas e soldados feridos. Foram produzidos mais de 10.000 aeronaves em Long Beach e Santa Monica, na Califórnia e na cidade de Oklahoma. Só a fábrica de Oklahoma produziu 5.354 unidades de março de 1943 até agosto de 1945.

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O C-47 foi fundamental para o sucesso de muitas campanhas aliadas, em particular em Guadalcanal e nas selvas da Nova Guiné e na Birmânia onde os C-47 (e sua versão naval, o R4D) deram maior mobilidade aos soldados americanos. Além disso, os C-47 foram utilizados para o transporte aéreo de suprimentos para os americanos durante a Batalha de Bastogne. Mas talvez o seu papel mais importante foi a linha de suprimentos da Índia para a China onde os conhecimentos adquiridos viriam a ser utilizados no transporte aéreo em Berlim, onde os C-47 também desempenharam seu papel.

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Na Europa, o C-47 e uma variante especializada em pára-quedismo, o C-53 Skytrooper, foram utilizados em grande número na fase final da guerra, especialmente para rebocar planadores e pára-quedistas. No Pacífico, os C-47 foram ainda utilizados para o transporte de soldados do Pacífico de volta para os Estados Unidos e vice-versa..

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Especificações do Douglas C-47 Skytrain (Dakota Mk I)
Tipo: avião de transporte para três tripulantes e 27 passageiros
Motor: dois motores radiais Pratt & Whitney R-1830-92 de 14 cilindros desenvolvendo 1.200hp Performance: velocidade máxima, 370km/h; sobe até 3.048m em 9,6 minutos; teto de serviço 7.315m; alcance 2.575km
Peso: vazio 8.255kg; 11.793kg de peso máximo na decolagem
Dimensões: 29,11m de envergadura; 19,43m de comprimento; 5,18m de altura; 91,69m² de área da asa
Armamento: nenhum

 

Curiosidade: Emprego na Força Aérea Brasileira

Versões anteriores da série DC da Douglas já vinham sendo empregadas pelo Exército Brasileiro desde 1936, com a compra de 2 DC-2, que voavam com designação C-32, a seguir foram encomendados outros 18 DC-2, na configuração C-33.

Quando o antigo Corpo Aéreo deu origem à Força Aérea do Exercito em 1941 o C-47 Skytrain veio a consolidar-se como o avião de transporte padrão. Essa extraordinária aeronave operou em todos os continentes, participou de todas as batalhas mais importantes e permaneceu em operação muito tempo depois de terminada a 2ª Grande Guerra. No Brasil haviam remanescentes da frota desse avião até ao final da década de 1960.

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