25 junho, 2010

Placa alemã lembrando ataque ao Altmark é doada a museu inglês

altmark_sign1

Uma placa alemã capturada, celebrando um bucaneiro ataque da Marinha Inglesa durante a Segunda Guerra Mundial, foi doada para o Museu Nacional da Royal Navy na Doca Histórica de Portsmouth.

O Incidente Altmark foi um dos primeiros elevadores de moral para os britânicos, que viram um time de abordagem do destróier HMS Cossack liberar 299 prisioneiros ingleses do navio alemão Altmark em um fiorde norueguês.

Um navio de suprimentos para o famoso couraçado-de-bolso alemão KMS Graf Spee, o Altmark estava levando um grupo de prisioneiros da marinha mercante, que tinha recolhido como sobreviventes dos navios afundados pelo Graf Spee. Mas após o afundamento do couraçado na

Batalha do Rio da Prata, em dezembro de 1939, o Altmark lentamente fez seu caminho de volta para casa – chegando às águas norueguesas em fevereiro de 1940.

Ao mesmo tempo uma pequena flotilha de destróieres ingleses zarpou da Escócia, oficialmente para realizar reconhecimento do Ártico. Após receber uma dica do adido naval britânico em Oslo, a flotilha do Capitão Vian liderou o cruzador HMS Arethusa e cinco destróieres para cercar o navio alemão em Jossinfjord.

Negociações com os noruegueses para que expulsassem o Altmark do fiorde falharam, então a Royal Navy resolveu agir por si própria e enviou um time do HMS Cossack para abordar o navio alemão.

Após um pequeno engajamento, que dizem ter envolvido baionetas e espadas, cinco alemães estavam mortos e muitos outros feridos. Um marinheiro inglês então abriu o porão do navio e gritou: “Tem algum inglês aí embaixo?”. Quando a resposta foi um sonoro SIM, as agora famosas palavras foram ditas: “Então subam, a Marinha está aqui”.

Seguindo-se à ocupação alemã da Noruega, uma placa comemorativa foi erigida pelos indignados alemães, dizendo: “Aqui, em 16 de fevereiro de 1940, o Altmark foi atacado por piratas ingleses”.

Paraquedistas ingleses capturaram a placa dupla em 1944 e deram um lado para o Almirante Vian em comemoração ao seu audacioso feito. Esta agora foi doada para o Museu Nacional da Royal Navy para exibição pública através da Associação do HMS Cossack.

altmark_sign2

A placa, durante a ocupação alemã da Noruega

Fonte: Culture

0 comentários:

WW II - Zona de Guerra