20 maio, 2009

Navio "Tutóia" é torpedeado

O Brasil na Segunda Guerra.

Especial: Brazilian Expeditionary Force  - FEB

Na noite de 30 de junho 1943, o cargueiro S.S. Tutóia, de 1125 toneladas, propriedade do Lloyd Brasileiro navegava, no litoral sul de São Paulo. De Paranaguá ia a Santos, tendo a bordo 37 tripulantes e 750 toneladas de carga, incluindo partidas de carne salgada, café, batatas, chá-mate e madeiras. Sob o comando do Capitão Acácio de Araújo Faria, viajava com suas luzes apagadas para despistar os nazistas, na altura da Ponta da Juréia, em Iguape/SP, quando perto da 1 hora da manhã, foi avistado pelos vigias do submarino alemão U-513.

                                           Friedrich-Guggenberger                                                                    Chamado à ponte do tombadilho de comando externo, o Capitão Guggenberg enviou, em sinais de lâmpada-morse, ordem para que o navio mercante diminuísse a marcha e acendesse as luzes para identificação. Acreditando que era um navio de guerra brasileiro ou aliado, o Comandante Faria atendeu ao pedido, recebendo em troca um torpedo que explodiu à meia-nau, na altura da ponte de comando e que o matou. O antigo Tutoya quebrou-se em dois, arqueou em seguida e desapareceu nas coordenadas 24º43’S – 47º19’30” W, posição anotada no diário de bordo do submarino e que difere da posição oficial (4º40’S – 47º05’W). Uma baleeira e duas balsas foram as únicas opções dos 30 tripulantes sobreviventes deste ataque, onde sete pessoas morreram. Uma balsa chegou à Praia da Juréia, em Iguape, sul de São Paulo, e outra atingiu o litoral paulista, enquanto que a baleeira foi rebocada por uma embarcação até Santos.

naviotorpedeado

O U-513 é afundado por um avião americano 18 dias após ter afundado o Tutóia, um avião Martin PBM Mariner do Esquadrão VP-74/P5 do comandante Roy S. Whitcomb, operando de um navio-Tender americano, localizou o submarino próximo a São Francisco do Sul/SC. Ao se aproximar a aeronave esquadrinhou a superfície com binóculos até visualizar o submarino as 15:30 horas. Quando o avião, rompeu as nuvens no mergulho de ataque, havia uma turma de submarinistas na água, iniciou-se o forte fogo da anti-aéreas. Antes que o submarino pudesse mergulhar o Mariner lançou 6 bombas MK-44. As bombas atingiram o U-boat do lado de bombordo e a boreste. As explosões ergueram o submarino da água. 0 U-boat afundou de proa em menos de um minuto. O avião ainda permaneceu sobrevoando o local por duas horas, até a chegada de outro avião, pois haviam cerca de 20 sobreviventes debatendo-se no mar. Ambos lançaram botes salva-vidas. O Tender USS Barnegat navegou para o local e recolheu 7 homens, inclusive o Capitão Guggenberger(foto), comandante do U-513. 46 tripulantes acabaram mortos.

O U-513 foi afundado pela aeronave PBM de VP-74, 19 de julho de 1943

U-513PBMs

U-513PBMInterior

 

 

 

 

 

 

Visão interior de PBM-3 -  janeiro de 1944 

U-513Barnegat

USS Barnegat (AVP -10) a caminho ao largo da costa do Brasil no dia 4 de abril 1944.

0 comentários:

WW II - Zona de Guerra