16 maio, 2009

Otto Skorzeny "o homem mais perigoso da Europa"

Bundesarchiv_Bild_101III-Alber-183-25,_Otto_Skorzeny Otto Skorzeny - (Viena Áustria 12 de junho, 1908 - Madri Espanha 6 de julho, 1975). Foi um especialista em operações especiais durante a II Guerra Mundial quando lutou pela Alemanha Nazista. Era considerado pelos aliados como "o homem mais perigoso da Europa". Tal fama era devida às várias operações especiais bem sucedidas lideradas por ele como a Operação Greif e a libertação de Benito Mussolini.

Nascido em uma família de classe média vienense de origem alemã e possivelmente polonesa. Após a I Guerra Mundial sua família sofreu com as conseqüências do Tratado de Versalhes e sobreviveu graças à assistência da Cruz Vermelha. Com a idade de 18 anos inscreveu-se na Universidade de Viena para estudar engenharia. Era um atleta com espírito aventureiro e amante de desafios. Participava de uma Schlagende Verbindungen (sociedade de duelos de esgrima numerosas na Alemanha e Áustria). Participou de catorze duelos e no décimo recebeu a Schmisse (cicatriz de honra) que era para ele motivo de orgulho.

300px-Flag_Schutzstaffel_svg Ingressou nas forças armadas alemãs após a anexação da ÁOtto%20Skorzenyustria pelo Reich em 1938. Já sendo engenheiro e com mais de 30 anos, o gigante (tinha 1,94m) Otto Skorzeny não conseguiu ingressar na Luftwaffe e foi colocado nas Waffen SS, corpo armado do partido, não integrante do Exército alemão, mas uma força auxiliar deste. Após ser ferido na Rússia, estava em  convalescença quando foi convidado a ingressar no recente corpo de comandos das forças armadas, ao estilo dos "comandos" britânicos. O Grupo chamava-se Friendenthale Jagerverband, comandado por Walter Schllemberg, chefe da contra-espionagem da SS.

Ações Ousadas

skorzeny

Skorzeny foi escolhido pelo próprio Hitler para uma missão difícil, a libertação de Benito Mussolini (Operação Eiche), aprisionado após o armistício da Itália com os aliados em 1943.

Em Setembro de 1943 Skorzeny descobriu que Mussolini era feito prisioneiro no Gran Sansso um hotel nos Alpes italianos. Com uma força reduzida de paraquedistas Skorzeny tomou o hotel, rendeu a guarnição italiana e resgatou Mussolini sem dar um único tiro.

Por essa e outras ações de comandos Skorzeny foi escolhido para comandar um grupo de operações especiais da SS. Com o planeamento da Ofensiva Bundesarchiv_Bild_101I-567-1503C-17,_Gran_Sasso,_Mussolini_vor_Hoteldas Ardenas Skorzeny recebeu ordens para treinar um grupo de comandos que deveriam atuar por trás das linhas aliadas. O curioso é que todos os integrantes dessa força de comandos deveriam falar inglês fluentemente. Foram recrutados voluntários por unidades de todas as frentes. Durante dois meses esses comandos tiveram de aprender a ser americanos. Conhecer história, geografia, conhecimentos gerais e desgermanizar-se. As continências e o famoso bater de calcanhares deveriam ser esquecidos por esse grupo de comandos especiais.

Bundesarchiv_Bild_101I-567-1503C-18,_Gran_Sasso,_Mussolini_vor_Hotel Tais comandos seriam inseridos na retaguarda aliada, usando uniformes e veículos americanos. A sua principal missão seria causar prejuízos as comunicações. Eles deveriam sabotar pontes, depósitos de munição, cortar fios telefônicos, destruir geradores de energia, trocar sinais de trânsito entre outras ações.

Mas como acontece com a maioria das ações desse tipo, o inesperado aconteceu. Um grupo de 4 homens que estava para sabotar um sistema de rádio entrou acidentalmente num campo minado. fg42n2Quando os corpos foram resgatados a equipe médica descobriu por baixo das vestimentas americanas o uniforme de campanha padrão da SS. Logo a notícia se espalhou aumentando ainda mais a ansiedade de todos. Surgiram boatos que esses alemães em uniformes americanos, pretendiam assassinar o Comandante em Chefe Eisenhower. Isso provocou enorme esforço no sentido de aumentar a segurança no campo americano. Polícias militares paravam veículos por toda parte e faziam perguntas especiais que identificavam os americanos. Mesmo usando desse ardil, centenas de americanos natos foram presos por suspeita de integrarem a brigada de Skorzeny. Entre eles o Tenente-General Omar Bradley comandante do 12º Grupo de Exércitos que se deslocara para Versalhes e insistiu por uma audiência com o comandante supremo.

Os alemães capturados em uniforme americano eram fuzilados de acordo com a convenção de crimes de guerra de Genebra.

Pós Guerra

Otto_SkorzenyAo final da guerra, Otto Skorzeny não foi incriminado em nenhum tribunal por crimes de guerra, porém ficou anos num campo de "desnazificação", de onde saiu e passou a morar na Espanha, exercendo a atividade de Engenheiro até a sua morte causada por um câncer em 6 de julho de 1975

 

1 comentários:

Aconteceu Naquela Noite disse...

Muito bao postagem, as guerras são assuntos de muito interesse por minha parte, visto que sou professora de Historia.
abração

WW II - Zona de Guerra