18 maio, 2009

Takijiro Onishi “o pai da ideologia kamikaze”

Takijiro_Onishi

Takijirō Ōnishi (2 de Junho, 189116 de Agosto, 1945)  foi um almirante japonês conhecido como o pai da ideologia kamikaze.

No início da Guerra do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial, ele foi o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Aviação Naval do Ministério das Munições do Japão e responsável por alguns detalhes técnicos do ataque a Pearl Harbor em 1941, sob o comando geral do Almirante Isoroku Yamamoto.

Onishi, entretanto, era contra o ataque, pois acreditava que causaria uma guerra em longa escala com um inimigo que tinha os recursos para obrigar o Japão a uma rendição incondicional.

Após Outubro de 1944, tornou-se no comandante da Primeira Frota Aeronaval no norte das Filipinas. Enquanto lhe é dado crédito por ser o aconselhador e propagador da utilização da tática de ataques aéreos suicidas (Kamikaze) contra os porta-aviões Aliados, de fato, o projeto pré-datava o seu cargo e ele era originalmente contra esta idéia. Com a derrota japonesa na Batalha das Ilhas Marianas em 1944, porém, Ōnishi alterou a sua posição e ordenou os ataques.

Takijirō Ōnishi cometeu seppuku nos seus aposentos em Tóquio em 16 de Agosto de 1945, um dia após o anúncio da rendição incondicional do Japão. Ōnishi não utilizou um kaishakunin, assistente encarregado de decepar a cabeça do suicida logo após ele rasgar o estômago com um punhal em seu ritual de suicídio, e morreu do ferimento 15 horas após o ato.

Em sua carta de despedida, pedia desculpas aos pilotos os quais ele tinha enviado para a morte, e incitava todos os jovens civis que tinham sobrevivido à guerra a trabalharem de modo a reconstruir o Japão e defender a paz entre as nações.

kamikaze3og

 

Aproximadamente quatro mil soldados japoneses, na maioria estudantes universitários, morreram como pilotos kamikaze.

0 comentários:

WW II - Zona de Guerra