29 junho, 2009

Senta a Pua! (Documentário)

Senta_A_Pua!

O diretor Erik de Castro apresenta, através de entrevistas e documentos históricos, o relato dos soldados do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil, que participou da 2ª Guerra Mundial.

Sinopse
No dia 6 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da 2ª Guerra Mundial, integrando o 350º Fighter Squadron. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. A saga do 1º Grupo é contada por seus próprios pilotos, veteranos do mais importante conflito bélico deste século, cujas ações foram de fundamental relevância para a garantia da vitória aliada na Europa.

Premiações
- Recebeu a Menção por Excelência Criativa na categoria Documentários, no 33º Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Estados Unidos.

- Recebeu o Troféu Brasília 40 Anos, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal ao melhor longa-metragem produzido no Distrito Federal.

- Troféu Coppa Festival del Cinema di Salerno, prêmio concedido pelo 53º Festival Internazionale di Salerno ao melhor documentário (Nov/2000).

- Troféu Boto de Ouro de Melhor Filme - Júris Oficial e Popular, no 1º Festival de Cine-Vídeo da Amazônia, em Porto Velho, RO (Nov/2001).

- Troféu Estrela do Mar de Melhor Filme e Melhor Montagem, no 12º Festival de Cinema de Natal (Nov/2001).

- Melhor Filme Brasileiro de 2001, eleito pelos internautas em pesquisa realizada no site www.globonews.com (Jan/2002).

Curiosidades
- Senta a Pua! mostra pela primeira vez em 55 anos nos cinemas a história do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil.

- O símbolo de Senta a Pua! visto no documentário foi pintado especialmente para o filme pelo seu autor, o Brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira.

- Antes de estrear nos cinemas, o documentário Senta a Pua! foi exibido no canal de TV a cabo GNT, dividido em 5 capítulos.

- Senta a Pua! recebeu do Comitê Executivo das Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil a Chancela do V Centenário.

Imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dowlnoad

“Senta a Pua!” Você Encontra Para Dowlnoad em Filmes-Segunda-Guerra-Download

0 comentários:

WW II - Zona de Guerra